A Antropologia , um dos quatro grandes
ramos da  Antropologia Geral  – ciência que estuda o Homem e a
Humanidade de forma integral -, junto à Antropologia Física, a Arqueologia e
a Linguística, é o ramo do conhecimento que se dedica a
compreender os mecanismos da vida humana em sociedade, no aspecto cultural.
Esta expressão provém dos termos
gregos ‘Antropo’ – Homem – e ‘logia’ – estudo. A antropologia é uma ciência de natureza social, portanto ela se
processa não apenas no campo teórico, mas principalmente na práxis. Seus
estudos enfocam a comunicação humana, sua interação, como o ser se alimenta,
compõe seus trajes, atua e responde aos estímulos culturais. Enfim, ela aborda
a cosmovisão – a visão completa – de segmentos étnicos.
Esta disciplina se preocupa em
apreender as múltiplas visões que a existência humana enseja. Os caminhos que
ela busca são complexos, incessantemente enfocando o procedimento do Homem,
suas culturas, linguagens, sistemas, os quais poderão ser observados
na esfera pragmática.
Um dos pontos principais dos
estudos antropológicos culturais é a figuração de um pensamento através das
palavras ou das imagens. Desta forma, é central nesta disciplina a concentração
da atenção na atuação do símbolo na interação humana. Neste ponto, a Antropologia
Cultural converge para as pesquisas linguísticas, especialmente para as teorias
de Ferdinand Saussure, no que se refere à
língua, e de Charles Sanders Pierce, em relação à imagem. Deste ponto de
encontro nascem também a Antropologia Oral e a Antropologia
Visual.
Este ramo da Antropologia surge
como uma resposta ao antigo dilema que opõe cultura e natureza. Conforme este
ponto de vista, o Homem existe em ‘estado natural’, ou seja, ele é natureza
genuína. Hoje, porém, os antropólogos, em grande parte, defendem que
a cultura é parte essencial da natureza humana. Assim, cada ser detém o
potencial de ordenar vivências, convertê-las em códigos de forma simbólica e
disseminar os resultados abstratos.
O Homem, desde seus primórdios,
vivendo em grupos ou sociedades, cultiva distintas culturas, que diferenciam um
segmento do outro. A antropologia, ao abordar estas questões, envolve também
outras áreas, como as Ciências Sociais, que procuram estudar o ser humano como
membro de camadas sociais estruturadas, e as Ciências Humanas, que enfocam o
indivíduo integralmente – sua constituição histórica, crenças, hábitos e práticas,
filosofia de vida, língua, aspectos da psique, princípios éticos, entre outros
pontos.
Esta modalidade antropológica
também mergulha na investigação da evolução dos grupos humanos em todo o
Planeta. Ela se detém igualmente sobre a compreensão do nascimento das
religiões, bem como do mecanismo das formalidades sociais, do progresso das
técnicas e até mesmo das interações familiares.
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