domingo, 24 de junho de 2012

Ferramentas para desenvolvimento de sistema / Matéria POPIC


HTML
HTML é a acrossemia de HyperText Markup Language, é uma das linguagens utilizadas para desenvolver páginas na internet, existem outras linguagens mais avançadas porém dificilmente você verá um site que não utilize HTML, e o mais comum é encontrar sites que utilizam somente HTML.


Linguagem Java
Java é uma linguagem computacional completa, adequada para o desenvolvimento de aplicações baseadas na rede Internet, redes fechadas ou ainda programas stand-alone [CAM96].                                                                      Foi desenvolvida na 1a metade da década de 90 nos laboratórios da Sun Microsystems com o objetivo de ser mais simples e eficiente do que suas predecessoras. O alvo inicial era a produção de software para produtos eletrônicos de consumo (fornos de microondas, agendas eletrônicas, etc.). Um dos requisitos para esse tipo de software é ter código compacto e de arquitetura neutra. A linguagem obteve sucesso em cumprir os requisitos de sua especificação, mas apesar de sua eficiência não conseguiu sucesso comercial. Com a popularização da rede Internet, os pesquisadores da Sun Microsystems perceberam que aquele seria um nicho ideal para aplicar a recém criada linguagem de programação. A partir disso, adaptaram o código                           Java para que pudesse ser utilizado em microcomputadores conectados a rede Internet, mais especificamente no ambiente da World Wide Web. Java permitiu a criação de programas batizados applets, que trafegam e trocam dados através da Internet e se utilizam da interface gráfica de um web browser. Implementaram também o primeiro browser compatível com a linguagem, o HotJava, que fazia a interface entre as aplicações Java e o sistema operacional dos computadores. Com isso, a linguagem conseguiu uma popularização fora de série, passando a ser usada amplamente na construção de documentos web que permitam maior interatividade. Os principais web browsers disponíveis comercialmente passaram a dar suporte aos programas Java, e outras tecnologias em áreas como computação gráfica e banco de dados também buscaram integrar-se com o novo paradigma proposto pela linguagem: aplicações voltadas para o uso de redes de computadores.
Applets

Um applet é um tipo específico de aplicativo que é dependente de um navegador web. Em vez de ter um método main(), um applet implementa um conjunto de métodos que lidam com situações tais como inicialização, quando e como desenhar a tela, o que fazer quando ocorre um clique de mouse e assim por diante. Os navegadores habilitados para Java se beneficiam do fato dessa linguagem ser dinâmica, colocando applets ligados a páginas, carregando-os automaticamente quando essas páginas forem carregadas. O applet passa a fazer parte do navegador quando ocorre a sua execução.


Javasparit
Javascript é uma linguagem de programação utilizada para criar pequenos programinhas encarregados de realizar ações dentro do âmbito de uma página web.
Trata-se de uma linguagem de programação do lado do cliente, porque é o navegador que suporta a carga de processamento. Graças a sua compatibilidade com a maioria dos navegadores modernos, é a linguagem de programação do lado do cliente mais utilizada.
jQuery - A Biblioteca JavaScript para Webdesigners, um curso Devmedia para iniciantes.
Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interatividades com o usuário. O navegador do cliente é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades, de modo que o maior recurso, e talvez o único, com que conta esta linguagem é o próprio navegador.
Javascript é o seguinte passo, depois do HTML, que pode dar um programador da web que decida melhorar suas páginas e a potência de seus projetos. É uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez, às vezes com leveza. Inclusive as pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação poderão aprender esta linguagem com facilidade e utilizá-la em toda sua potência com somente um pouco de prática.
Entre as ações típicas que se podem realizar em Javascript temos duas vertentes. Por um lado os efeitos especiais sobre páginas web, para criar conteúdos dinâmicos e elementos da página que tenham movimento, mudem de cor ou qualquer outro dinamismo. Por outro lado, Javascript nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário, com o qual podemos criar páginas interativas com programas como calculadoras, agendas, ou tabelas de cálculo. Javascript é uma linguagem com muitas possibilidades, permite a programação de pequenos scripts, mas também de programas maiores, orientados a objetos, com funções, estruturas de dados complexas, etc. Ademais, Javascript coloca à disposição do programador todos os elementos que formam a página web, para que este possa acessar a eles e modificá-los dinamicamente.
Com Javascript o programador, é quem se converte no verdadeiro dono e controlador de cada coisa que ocorre na página quando está sendo visualizada pelo cliente. 
As funções do VBScript implementadas no Internet Explorer é bem parecida com as do JS(Javascript) que processa codigos embutidos em html e não cria aplicações stand-alone,. O VBScript não roda em nenhum navegador que não seja o IE, por isso a grande maioria (esmagadora) dos webmasters utiliza o Javascript.


ASP (Active Server Pages)
é uma ferramenta de programação que utiliza linguagens de Script, tais como, VBScript, JScript, Python, entre outras, ela foi a primeira linguagem de scripts da Microsoft a ser processada no servidor e não no cliente. Atualmente é conhecida entre os profissionais da área de tecnologia como ASP Clássico, pois nas versões do ASP.NET muita coisa mudou em relação a linguagem, mas basicamente ASP e ASP.NET, apesar das suas grandes diferenças, ambas possuem a mesma função.
Apesar do ASP Clássico estar caindo no esquecimento por causa das novas tecnologias que a substituiram, ainda a vemos em muitos sites e empresas. Meu pediu um pequeno trabalho sobre ASP, tentei explicar neste trabalho o que é ASP e seus principais objetos, ficou bem simples e resolvi postá-lo no site.
No final, coloquei alguns artigos que escrevia pro antigo site “Asp4Developers” e em uma pesquisa rápida no Google encontrei o site do Rubens Farias 




VBScript


VBScript é um subsistema do Visual Basic, ele é usado nos: Active Serve Pages, Windows Scripting Hosts. Ele é uma liguangem universal (general-purpose) que é usado muitas vezespara substituir os arquivos de lotes do DOS (famosos arquivos Batch, .bat) até por ser melhor. Ele é interpretado por um SC (script engine), que pode ser ASP na web, wscript.exe no windows ou csript na linha de comando.
Arquivos VBScript geralmente tem extensão:  .vbs .vbe. Se o WSH(Windows Scripting Host) estiver ativo, você abrirá os arquivos sem problemas.





O que é?
ASP (Active Server Pages) é uma ferramenta de programação que utiliza linguagens de Script, tais como, VBScript, JScript, Python, entre outras, ela foi a primeira linguagem de scripts da Microsoft a ser processada no servidor e não no cliente. Atualmente é conhecida entre os profissionais da área de tecnologia como ASP Clássico, pois nas versões do ASP.NET muita coisa mudou em relação a linguagem, mas basicamente ASP e ASP.NET, apesar das suas grandes diferenças, ambas possuem a mesma função.
Inicialmente o ASP foi disponibilizado pela Microsoft como um Add-On do IIS (Internet Information Services) com o Option Pack do Windows NT 4.0 e após isso, todos os outros sistemas operacionais que vieram após o Windows NT 4.0 possuiam suporte a ASP no IIS (em servidores) e no PWS (Personal Web Server) que era disponibilizado em máquinas com Windows 98 e ME.
A muitos anos atrás, a maioria dos Sites eram criados utilizando somente HTML com páginas estáticas, algumas empresas se aventuravam criando aplicações que geravam suas páginas com base em informações armazenadas em banco de dados. Mas estas páginas geradas por estes sistemas, era gerada localmente e copiada ao servidor, ou seja, eram páginas estáticas geradas por um computador. Também existia a opção de desenvolver sites dinâmicos utilizando C ou Perl utilizando CGI, mas isso era apenas uma solução para pequenos sites, soluções de grande escala exigiriam muito trabalho dos programadores.
Em 1996 o ASP foi introduzido e revolucionou o desenvolvimento de websites dinâmicos, pois diferente do CGI que era limitado em relação a armazenamento de informações de sessão e o programador deveria desenvolvedor dentro de seu código fonte os códigos em HTML que deveriam ser gerados, já o ASP permitia ao desenvolvedor, colocar seus códigos ASP dentro do HTML.

Banco de dados

Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação. Um banco de dados normalmente agrupa registros utilizáveis para um mesmo fim.


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário